quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sopa de Cebola

sopa_de_cebola_peq Foi o meu pai, Dirceu Russi, quem criou o bar Zelig na cidade baixa. Eu adorava aquele lugar, dormia na parte de cima, em duas cadeiras. O Zelig foi criado para ser um bar de inverno e servir sopas. Apesar de meu pai não saber fritar um ovo ele é um gourmand. Adora comer bem e sempre trouxe para Porto Alegre  novidades na área de gastronomia e diversão. Hoje tem uma nova geração ai , mas como quem foi rei nunca perde  a majestade… ele sempre será lembrado por fazer por Porto Alegre coisas incríveis. Como o Zelig que infelizmente não é mais um bar de sopas.

Famosa Sopa  Francesa de Cebolas
  • 500g de cebolas. Qualquer tipo, mas indico usar a os três tipo, roxa, branca e perola.
  • 4col. de sopa de manteiga
  • 1 col. de sobremesa de açúcar
  • 1 1/2 litros de caldo de carne
  • 12 fatias de pão amanhecido
  • 1 1/2 xic. de queijo Gruyère ralado.
  • Pimenta do reino e sal a gosto. Se usar o caldo pronto cuidado com o sal.
Modo de fazer:
Cortar as cebolas em fatias finas. Aquecer a manteiga e refogar as cebolas em fogo baixo, polvilhar com o açúcar e continuar cozimento até que fiquem douradas. Despejar no caldo de carne fervente e deixar no fogo por cerca de 15 minutos. Coar.
Passar manteiga nas fatias de pão e tostá-las. Colocar as fatias no fundo de um prato refratário ou em tigelas de barro individuais (2 fatias para cada tigelinha). Colocar a sopa. Polvilhar generosamente com queijo ralado, e deixar dourar no forno bem quente, ou melhor, no grill no forno.
Servir imediatamente.

Um comentário:

MANOLIS VARDARAMATOS disse...

Oi como vc está ??
Saudades , bom vou fazer essa receita deve ser boa , estou de responsável pela cozinha do missões grill faz 1 mês que estou lá .
Ve se manda notícias !!!
Daqui 2 anos vou estar indo para a Grécia vou embora para lá .