quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filé para os Namorados

Fiquei pensando o que mais poderia sugerir aos casais apaixonados, quem sabe uma sopa? Humm ... meio brochante, veio a imagem de dois velinhos comendo uma sopinha, deixamos as sopas para dias mais casuais. Então pensei porque não um filé.
Sem fazer propaganda nenhuma até porque não ganho nada de ninguém, mas no Zaffari vendem os filés em porções, limpos e facílimos de fazer, é só colocar na frigideira. Nós mulheres sempre temos nossas ressalvas em ir à cozinha para não estragar as unhas nem a escovas. Mas essa receita é garantida, nada de estragos. Esse prato pode ser feito em duas etapas. Finalizar na hora de comer.
Filé com Geléia de Cabernet Souvignon e Queijo Gorgonzola.
  • 2 Porções de file mignon, entre 150g e 200g cada.
  • 4 colheres generosas de geléia de Cabernet – pode ser outra geléia, ao gosto do freguês.
  • 1 calice de vinho tinto, de preferência o mesmo do geléia.
  • 2 fatias também generosas de gorgonzola.
  • Sal e pimenta a gosto
Batatas ou legumes cozidos para acompanhar.
Temperar os filés com sal e pimenta. Em uma frigideira quente e com um pouco de azeite de oliva colocar os files por 3 minutos de cada lado. Retirar os filés e colocar em uma forma. Na mesma frigideira colocar os vinho e a geléia deixar reduzir por 4 minutos, mexendo sempre. Reserve. Isso pode ser feito antes e deixar o files na geladeira. Aproveite para cozinhar as batatas ou legumes.
A noite retire os filés uns 10 minutos antes da geladeira. Coloque-os com o queijo por cima no forno pré-aquecido, bem quente. Deixe 5 minutos para filés ao ponto. Enquanto isso aqueça a redução e as batatas, acerte o sal e pimenta.
Em prato bem bonito coloque o molho e por cima o filé. Sirva com as batatas ou legumes.

Nenhum comentário: