segunda-feira, 20 de julho de 2015

Para os Dias de Chuva ...

Chove, chuva, chove sem parar. Há praticamente uma semana chove em Porto Alegre, oh inverninho bem chato. Quem me conhece sabe ODEIO o inverno. Depois que tive filho mais ainda. Toda semana uma virose nova surge, nada seca, filho fica histérico preso em casa,  não da vontade de sair de casa e a gente come feito bicho ou para se esquentar ou para ter o que fazer. Eu já engordei 3 quilos só neste maldito mês, quero ver até setembro como vai estar a balança. Mas agora o que posso fazer? Vou aproveitar e me fartar. Pelo menos faço isso com muita propriedade e com ótimas comidinhas.

Sou apaixonada por sopas, nada como uma sopinha pra esquentar o corpo. Um dia desses de frio e chuva só tinha batata na geladeira, quem diz que eu tinha coragem de por o nariz para fora de casa?
Me lembrei de uma sopa de batatas e alho poró que é servida fria, mas não custava tentar fazer ela quente, nê?! Pois é fica uma delicia. Como sou mega, ultra, super batateira, me apaixonei, meus meninos aqui em casa também aprovaram. 


Receita de Vichyssoise (Sopa de Batatas)
6 porções

  • 1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas
  • 2 1/2 talos de alho poró eu só decarto as folhas verdes mais feias. Também cortados em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 col. de sopa de manteiga
  • 1 L de caldo de galinha. Eu tenho comprado o meu na Via Pallamolla congelado e sem conservantes
  • 3 col. de sopa de creme de leite fresco
  • Sal, Pimenta, nóz moscada
Modo de preparo
Em uma panela refogar a cebola e alho poró na manteiga, acrescentar as batatas e o caldo. Cozinhar por 45 minutos ou até as batatas estarem bem macias. Bater no liquidificador até obter um creme bem liso.
Voltar a panela para aquecer quando estiver quente temperar com sal, pimenta e nós moscada. adicionar o creme de leite para dar uma textura aveludada.
Servir com croutons ou bacon ou uma linguicinha frita.